Têxtil e Moda na USP

têxtil e moda na usp

Estou devendo esse post faz muito tempo, nesses (quase) quatro anos de graduação na USP, muita gente me pergunta sobre meu curso, vamos explicar direito. Estou no último semestre no curso de Bacharelado em Têxtil e Moda, entrei em 2012 e vou me formar agora no final do ano. O curso tem a duração de 4 anos, e é um curso matutino

O curso é oferecido no campus EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP Leste. Tem a estação da CPTM USP Leste que é praticamente dentro do campus, existem duas saídas na estação, uma para o bairro, Ermelino Matarazzo, e outra para o campus. Para quem vai de carro, na Rodovia Ayrton Senna tem um acesso, o endereço da universidade é Av. Arlindo Béttio, 1000 Ermelino Matarazzo.

Pelo site do guia do estudante esse é o curso:

O curso está organizado em três grandes pilares: tecnologia de material e de produção; gestão; e design e moda. São ministradas matérias básicas, como matemática, química e física, disciplinas específicas da área e outras voltadas para aspectos culturais e de negócios. Entre as específicas, o aluno estuda desenvolvimento de produtos têxteis, materiais, fibras e fios sintéticos. Já nas voltadas para fundamentos culturais há disciplinas como história da moda, sociologia da moda e antropologia. Na área de negócios, são ministradas aulas de gestão de produto, estatísticas e tendências, marketing têxtil, logística e economia. O estágio e o trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.

Mas isso é a verdade? Em certos termos sim, o curso é segmentado nos três pilares, indústria, criação e gestão. Vemos a cadeia toda, do processo de obtenção das fibras, à produção do fio e do tecido, ao beneficiamento, ao processo criativo de coleções, chegando a confecção do produto. E tudo que possa imaginar nesse caminho, entretanto por ser muito abrangente, para mim, faltou foco em algumas áreas que são mais exigidas no mercado, e outras que não são tão relevantes, foram muito aprofundadas.

Têxtil

Temos matérias de têxtil como:

  • Fundamentos de Indústria Têxtil, basicamente como a indústria é segmentado, o maquinário envolvido, os processos
  • Fibras Têxteis, os principais tipos de fibras usadas para confecção de tecidos
  • Beneficiamento, quais os processos químicos têxteis usadas para tingimento, toque, os acabamentos do tecido
  • Tecelagem/Malharia, como os tecidos são formados, os tecidos planos feitos na tecelagem, e as malhas na malharia
Criação

Algumas matérias de design:

  • Processo Criativo e Metodologia de Projeto de Têxtil e Moda, como criar uma coleção através de pesquisas do público alvo, entender como funciona os desejos desse público
  • Modelagem e Moulage, criação de peças na modelagem plana, explicando de maneira bem básica, aqueles moldes que vem nas revistas, e a moulage que é a construção 3D no manequim de peças, você vai moldando o tecido de acordo com o corpo
  • História da Moda/Sociologia da Moda, entender a história, os conceitos, porque usamos determinada peça, cor
  • Design de Acessórios de Têxtil e Moda/Projeto de Coleção
  • Tecnologia do Desenho Aplicado no Projeto de Têxtil e Moda, ilustrações de observação, movimentos, sombras.
  • Design de Superfície de Têxtil e Moda, desenvolvimento de estampas

Para o lado da gestão, as matérias são mais gerais, englobam mais sobre as matérias em geral, entendendo suas definições, do que focadas totalmente na moda:

  • Gestão Empresarial
  • Economia e Mercado Têxtil
  • Marketing Têxtil

Além de algumas matérias optativas que você escolhe fazer, como Moda e Mídia, Experimentos em Moulage e Modelagem Plana, Desenho e Ilustração de Têxtil e Moda, Introdução ao Figurino, e várias outras, que podem ser oferecidas, ou não, ao longo da graduação.

O curso da USP é relativamente novo, começou apenas em 2005, e desde então já foi reestruturado algumas vezes, para se adaptar aos alunos, ao mercado. Falando em mercado, algumas empresas ainda nem sabem que o curso existe, por ser um curso matinal, é um pouco difícil conseguir estágio, não impossível, muitas das empresas funcionam das 8h às 17h.

A USP favorece o lado acadêmico, é claro, somos incentivados a fazer pesquisas, iniciação científica,  a universidade possui convênio com outras universidades estrangeiras, sendo possível fazer intercâmbios.  A maioria dos trabalhos serão mais para o lado acadêmico, claro que alguns práticos, mas como eu disse, a universidade valoriza muito esse lado, tendo benefícios para os alunos que participam ativamente desse lado.

Prático

Quanto aos trabalhos práticos, os professores de Têxtil e Moda, ensinam um método criativo mais conceitual, serão poucos as criações comerciais, o que mais será criado serão os amados/odiados “abrigos”, projetos conceituais de acordo com diversos temas, com diferentes materiais, usos, funções, você criará um abrigo para o pé, de metal, com o tema de sonhos e devaneios, e de algum jeito, terá sentido. Quanto ao lado comercial, senti falta de algumas coisas que o mercado exige, como saber usar alguns programas de computador, como Photoshop e Illustrator.

Sendo sincera, se você quer trabalhar com jornalismo de moda, faça jornalismo e leve sua graduação para o lado da moda, as faculdades de jornalismo tem optativas de jornalismo de moda, você pode conversar com seus professores para seus trabalhos tenham temas de moda. Se quiser ser designer, trabalhar com criação totalmente, na minha opinião pessoal, não querendo ofender ninguém, nem depreciar nada, prefira um curso de design de moda, que vão te guiar melhor para criação. Talvez se você for mais focado, terá melhores oportunidades na sua área.

Mas se você for como eu, que não tinha certeza absoluta do que queria, apenas que era moda, e que não tinha muitos meios financeiros para fazer uma faculdade particular, o curso de Têxtil e Moda vai te ajudar a se encontrar, talvez sim, talvez não, talvez você comece a ver esse mundo de perto e queira correr pra longe dele, afinal de glamour, esse mundo da moda tem quase nada, você vai ter que trabalhar muito, vai se dar com muita cara na porta infelizmente, vai conhecer gente que vai te enlouquecer e te decepcionar, mas também vai conhecer gente muito boa, que não tem medo de arregaçar as mangas e trabalhar, que entendem de Chanel e mercado de luxo, mas que sabem que o que faz o mundo girar (e dar dinheiro), são as lojas do grande público, e não tem preconceito, sabem que moda é moda em qualquer lugar.

Se você aguentou até aqui, as inscrições da FUVEST 2016 já começaram, talvez eu tenha te convencido a fazer Têxtil e Moda e você está mais certa do que nunca, talvez eu tenha despedaçado todos seus sonhos e você me odeia agora. Se você já está pensando em fazer moda, parabéns, você já corajosa, já ouvi que eu era sortuda por poder estudar/fazer o que eu gosto, você também é. Não me deixe fazer você desistir do que quer, só porque eu falei/escrevi algo que você não gostou, não significa que isso seja a verdade absoluta. Escrevi aqui sobre a minha opinião, sobre como eu vi minha graduação, você pode fazer o mesmo curso e ver de uma forma completamente diferente.

Se você não sabe/gosta de desenhar, não se preocupe, nem todo mundo é estilista nesse ramo, não sabe costurar, não se preocupe, nem todo mundo é costureira. Existem diversas profissões na moda, do têxtil, à criação, à gestão, você vai encontrar algo que gosta, e não vai nem lembrar que eu despedacei seus sonhos. Porque se tem algo que aprendi nesses (quase) quatro anos de universidade, é que você tem que aprender a se reinventar, sabe aquela história de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima? A vida é bem assim, e Têxtil e Moda na USP não é nada diferente, passei por greves, contaminações ambientais, interdições judiciais, trabalhos malucos, pessoas ainda mais malucas, e estou aqui, firme e forte, quase chegando na linha de chegada.

Se ficarem com alguma dúvida, podem comentar aqui, na página do blog no Facebook (Curte lá), vou adorar ajudar!

 

PS: Me ajudem a me formar! Meu TCC, e da Rafaela, é sobre a influência dos blogs no consumo, tendo o Garotas Estúpidas como estudo de caso, se você for leitora do GE, pode responder nossa pesquisa? É rapidinho e vai nos ajudar muito! O link é esse http://goo.gl/forms/pJRkfjmD8N

Beijos,

Amanda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s